Essa atividade é indicada para o 3º ano do Ensino Fundamental I. Tem como objetivo principal a produção de uma carta pessoal. O innteressante é que a atividade faz relação a algo que os alunos adoram, Super- Heróis! Isso os estimula a produzir um texto com mais criatividade.

Antes da Produção de texto em si, mostre uma carta e a estrutura deste gênero textual para que compreedam os elementos constituintes de uma carta. Leve-os a compreender a importância de cada um deles.

Uma atividade interessante para consolidar a compreensão do gênero é a escrita coletiva de uma carta antes de partir para a escita individual. Faça uma carta coletiva para os colegas de outra sala, ou para a diretora da escola, para o/a prefeito(a) da cidade e envie para o correio, explique aos estudantes como preencher um envelope, mesmo que esse gênero não seja mais tão usado e, aos poucos, está sendo substuído pelo e-mail, ainda continua sendo utilizado e o aprendizado de sua estrutura continua a ser importante.

Proporcione aos alunos momentos de oralidade e troca de informações entre eles sobre qual poder do super herói escolheu e por quê. Trabalhando também a oralidade dos alunos.



HABILIDADES:

EF03LP13- Planejar e produzir cartas pessoais e diários, com expressão de sentimentos e opiniões, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções dos gêneros carta e diário e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Se tiver alguma sugestão entre em contato conosco através de nossas redes sociais.



Clique no DOWNLOAD e baixe gratuitamente!

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais em nossa Política de privacidade